Boa Vista Junina: Fazendinha e Espaço da Primeira Infância fazem a alegria da criançada no Maior Arraial da Amazônia
Toda a estrutura foi pensada para acolher as famílias que vieram matar as saudades da festança junina.
Boa Vista, Capital da Primeira Infância, tem se destacado nacionalmente pelos espaços cada vez mais atrativos para a criançada. No Maior Arraial da Amazônia não poderia ser diferente. Além da Fazendinha, montada na Praça do Fabinho, os pequenos encontram um mundo de brincadeiras, jogos e diversão no Espaço da Primeira Infância.
Toda a estrutura foi pensada para acolher as famílias que vieram matar as saudades da festança junina, no arraial do reencontro. Uma das novidades desta 22ª edição é a Fazendinha, versão caipira da Selvinha Amazônica, organizada especialmente com clima junino. Os bichinhos encontrados são aqueles da fazenda, como galinha caipira cavalinho, vaquinha, porquinho. Um verdadeiro encanto para a criançada.
Desde que começou o arraial, a família do servidor público, João Marcos Lima, 25, veio pela primeira vez e se encantou. “Muita inovação no arraial da Capital da Primeira Infância. A Fazendinha chamou a atenção das crianças, com esses bichinhos, um espaço que dá pra interagir com toda a família. Estamos nos divertimos muito e a prefeitura está de parabéns pela festa”, disse.
Já no Espaço da Primeira Infância diversão e brincadeira é o que não falta. São inúmeras atividades lúdicas em uma extensa área com mesas de desenhos, parquinhos, jogos, pintura de rosto, atividades de educação para o trânsito. Tem ainda, o tradicional Cantinho da Amamentação e Fraldário para o conforto das famílias que vem curtir a festa com seus bebês.
A programação nestes espaços é promovida pelas secretarias municipais de Gestão Social, Educação e Cultura, Programa Família que Acolhe, e Smtran. A pernambucana Tatiana França, 34, levou seu bebê de sete meses, o Bernardo, e sua filha Sophia Beatriz, 7 anos, para juntos se divertirem no Boa Vista Junina. Sabendo que no evento é sagrado o cantinho para amamentar e para troca de fraldas.
“Muito bem organizado e pensado nas crianças. Aqui posso amamentar, trocar o Bernardo e acompanhar a Sophia desenhando e brincando a vontade. Fiquei encantada com o arraial e a cidade adaptada para crianças. O prefeito investe muito bem na cidade e todos estão de parabéns”, declarou.
A faturista, Maria Moraes, 29, mãe da pequena Maria Vitória, de 5 anos, também é só elogios para a organização do evento. “Nossa que encanto, a estrutura aumentou, e tem mais opções para as crianças brincarem esse ano. Minha filha está se sentindo tão bem acolhida, até lembrou da cadeira da escola, que é igual”, declarou.
Jamile Carvalho